9 de agosto de 2007

Já alguém viu?

Já alguém viu um(a) médico(a) ou enfermeiro(a) a não "esmagar" a bisnaga do gel quando estes vão fazer uma ecografia? Já tinha reparado em filmes/tv sobre o género, já tinha ouvido histórias sobre o assunto, recentemente fui "vítima" desse processo em duas ocasiões diferentes.

Será que os fabricantes das ditas bisnagas, fazem as mesmas por tamanhos, um tamanho padrão para cada orgão do corpo humano? É que só se vê a agarrarem a bisnaga e a apertar, acho que se "pudessem" até apertavam com as duas mãos.

Ou será este acto um gesto irreflectido e consequência das embalagens de mostarda/ketchup? Essas sim, era preciso apertar com as duas mãos.

Não será um desperdicio este modo de aplicar o gel, colocar apenas o suficiente para uma boa e correcta análise, ou convém gastar o gel numa só pessoa por questões de higiene?

E aqui nem se aplica a diferença de sexos, fui "observado" tanto por um médico como por uma médica, por isso se calhar ganha vantagem a teoria das embalagens de ketchup.

Já alguém viu diferente? Opiniões...

6 comentários:

Ana Maia disse...

Eu já fiz tantas ecografias que sinceramente também já é mecânico para mim e não só para os médicos que as fazem.
Por isso, não tenho consciente esse momento, mas prometo ficar atenta nas próximas e depois comento!

lélé disse...

Preferias que eles pusessem um cuspinho e esfregassem com o dedinho como se estivessem a por cremezinho hidratantezinho no teu corpinho,não?...

DRC disse...

@ lélé, o cuspinho seria bem mais económico para não falar das suas propriedades clínicas (é o melhor cicatrizante conhecido e é natural).

Mas para quem não tem seguro ou não faz análises pela caixa, uma pessoa a ver tal acção ainda fica a pensar "então é por isto que as consultas são tão caras!". Depois há outros "incovenientes", mas esses sim já mais subjectivos, como por exemplo a limpeza do dito gel.

mr disse...

Então e porque razão, quando alguém está a trabalhar num computador, ao dar o último enter, o faz de forma a que a tecla faça um som estridente? Ou porque razão quando se corta a manilha de trunfo, num jogo de sueca, se lança a carta com mais força que o habitual?

Anónimo disse...

Julgo que será um acto essencialmente irreflectido, até porque é uma accção tantas e tantas vezes repetida.

É preciso ter em conta suficiente gel para uma boa execução do exame. Não se apresentando esta afirmação como desculpa para um eventual desperdício que tão "diligentemente" apontas.

Por fim, e como palavra de "defesa", tu não sabes o quanto vais precisar (de gel) num exame, sendo que este pode se revelar simples (na prespectiva de confirmar ou fazer o diagnóstico) ou complexo, levando mais tempo e abrangendo eventualmente uma maior superfície corporal. Claro que se pode sempre colocar mais gel...

Como nota, não gosto muito ter de interromper um exame e retomar para colocar mais gel. Em especial se estiver a observar estruturas dinâmicas ou com um doente com dor (neste caso não costumam achar muita piada...).

Abraço,
Rui

Sunshine disse...

Yeeesh! Amigo... isto é um daqueles temas que nem sequer quero imaginar muito menos comentar!