27 de março de 2008

Ai se o Sócrates sabe desta!!!

A notícia que se segue é transcrita do "renovado" site do http://www.aeiou.pt/ (e o link da notícia):

"Redução salarial para enfermeiras que não usem mini-saia

Uma clínica espanhola de Cádiz retirou 30 euros aos ordenados de 10 enfermeiras e recepcionistas por não usarem mini-saia conforme o estipulado para o uniforme obrigatório.

"Sentimo-nos objectos decorativos. Quando estamos a trabalhar não temos liberdade de movimentos e não nos podemos baixar para atender doentes que estão acamados. Temos que expor o nosso corpo para fazermos o nosso trabalho", declarou Adela Sastre, presidente do comité da empresa, ao El País on-line.

As mulheres em causa substituíram a curta saia da farda obrigatória por calças de pijama com o logótipo da clínica e criticam o facto do traje obrigar ao uso de um avental justo e pouco prático.

José Manuel Pascual, gerente da clínica, afirma que a media é justa e apenas surge devido ao incumprimento da normativa de vestuário imposto aos funcionários que lidam directamente com o público.

Pascual desafiou inclusivamente as trabalhadoras a levarem o caso aos tribunais dizendo que "não crê que vá contra alguma lei, mas se o fizer terá de ser um tribunal a dizê-lo".

A secretária provincial do sindicato de enfermagem (Satse), Carmen de Porres, considerou a situação "indigna e vergonhosa" e a Delegação Provincial de Saúde da Junta de Andaluzia em Cádis informou que já enviou um requerimento à empresa sobre este assunto.

Carmen de Porres criticou duramente a política da clínica declarando que "parece mentira que em pleno século XXI e quando todo o mundo fala de igualdade entre homens e mulheres existam empresas deste tipo".

A fatia dos salários alvo deste estranho corte foi o prémio de produtividade, o que indignou ainda mais as funcionárias da clínica levando-as a afirmar que irão levar este caso até às últimas consequências. "

Se o Sócrates sabe desta e vê que pode dar mais receitas ao Estado, eu acho que não se fica pelas enfermeiras e alarga a outras profissões, e tendo em contas as mais recentes propostas de lei "fantásticas" que tem aparecido, parece-me que não é só a "ditadura" que está a querer regressar.

Sem comentários: