28 de março de 2009

FAP vs GNR

Portanto...

Numa primeira situação temos a nossa força aérea em acção, abaixo a transcrição do comunicado oficial transcrito do
site oficial da mesma:

"Na manhã do dia 27 de Março de 2009, o Sistema de Defesa Aérea Espanhol, no âmbito da Defesa Aérea Integrada para a Europa da NATO (NATINADS), alertou a Força Aérea Portuguesa, que teria no seu território uma situação suspeita com uma aeronave ligeira civil. A aeronave suspeita teria vindo do Norte de África e, após ter evoluído em espaço aéreo espanhol, dirigia-se para o espaço aéreo português, estando a ser acompanhada por aviões de combate – Eurofighter – espanhóis.
De imediato a Força Aérea Portuguesa activou as aeronaves de combate F16, que estão de alerta permanente na Base Aérea de Monte Real.


Seguida por radares de defesa aérea portugueses e espanhóis, a aeronave suspeita entrou em espaço aéreo português, onde os Eurofighters espanhóis passaram a operação para os F16 portugueses. A Força Aérea manteve as autoridades policiais informadas do evoluir da missão, a fim de poderem actuar em conformidade no terreno.

A aeronave civil acabou por ser forçada a aterrar no aeródromo da Praia Verde, perto de Monte Gordo, no Sotavento Algarvio, por um F16 português, onde as autoridades policiais tomaram conta da situação. "

Ao acabar-se de ler fica-se ao menos curioso sobre o que aconteceu de seguida, eis a segunda situação onde entra a GNR. Deixo-vos o título da notícia com link para a mesma e tirem a vossa conclusão! Supresa? Nem por isso! :S

"GNR cercou e evacuou o local
Piloto da aeronave civil interceptada pela Força Aérea no Algarve está a monte"


PS: Eu sou adepto de aviação, confesso, que apesar da tristeza da notícia, que até fiquei contente por ter sido a GNR a deixar escapar o "suspeito" e não a FAP

1 comentário:

lélé disse...

Anedótico e caricato como este país!...

Imagino a frustração dos da Força Aérea!...