Hoje tive conhecimento que a pintura da "A Última Ceia" foi preservada numa fotografia de alta resolução com 16 mil milhões de pixels tirada por uma máquina fotográfica de 10 milhões de pixels. Tal feito permite e passo a quotar:
"“A alta definição vai permitir ver detalhes como se se estivesse a centímetros do quadro, ao contrário das fotografias normais, que ficam com grão à medida que se faz zoom”, explicou o curador do Convento, Alberto Artioli. “As pessoas vão reparar como Leonardo fez as taças transparentes e notar até o estado de degradação da tela".
É de louvar esta iniciativa pois permite salvaguardar a pintura que esteve quase 8 anos sob restauro e cujas visitas limitam-se a 25 pessoas de cada vez por periodos de 15 minutos.
Para os interessados, podem visualizar a pintura ao seu pormenor em http://www.haltadefinizione.com/en/
MAS... e indo ao que me interessa, isto não é só fazer publicidade a obras de arte, o que me faz falar desta iniciativa é um outro aspecto, as teoras da conspiração...!!! Pois é, com tanto pormenor agora acessível, quero ver quanto tempo demora a aparecer teorias sobre a vida de Jesus Cristo, teorias que originem livros que por sua vez originam filmes como o exemplo do "Código Da Vinci". E será que o Vaticano aprova tanta alta definição ou vai-se manter conservadora tal como em outros assuntos?
Não é teoria, e até é conhecido o "facto", mas realmente agora vi o jarro de água enquanto os copos meio cheios (ou meio vazios) com vinho! Será magia? Naahhh :P
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
2 comentários:
Está escelente! Nunca tinha visto esta obra ao vivo e muito menos de tão perto. Afinal, qual é aquela célebre confusão da mão "fantasma"?
ERRATA- (fiquei deveras preocupada e chocada ao ler semelhante erro, que eu, eu, que adoro a língua portuguesa, escrevi) - onde se lê "escelente", leia-se, por favor, excelente.
Enviar um comentário