12 de fevereiro de 2008

Os escuteiros, parvos é que eles não são... talvez maricas

Recentemente passou na televisão o seguinte anúncio da Media Markt:



Ora, o mesmo foi retirado porque o Corpo Nacional de Escutas (CNE) apresentou um protesto porque o anúncio apresentava uma caricatura de um escuteiro que ridicularizava o mesmo (notícia aqui). Eu reconheço que na altura nem associei o personagem a um escuteiro, só mesmo depois de ter conhecimento deste protesto. Mas pronto, os escuteiros (ou quem os dirige) tem direito a manifestar-se contra e embora engraçado, o anúncio realmente tem o seu quê de perjurativo.

Agora a minha questão é: Há uns anitos quando este seguinte video passou pela televisão...



... na altura não me lembro de ter visto alguém do CNE a pronunciar-se contra por fazer uma alusão de que os escuteiros eram maricas. Por isso, os gajos acordaram agora ou são mesmo maricas?

4 comentários:

Lobo Cinza disse...

Não vês a diferença?
Então passo a explicar...

Uma Campanha Publicitária passa a qualquer hora, interrompe os teus programas e séries preferidos e tem como objectivo cativar a pessoa, deturpando e influenciando-lhe a mente... é para isso que serve uma Campanha Publicitária!

Um Sketch, geralmente tem uma vertente cómica, satirica...
Só o vê quem quer...
Quem vê sabe que qualquer um pode ser ridicularizado... seja Presidente, PM,ou apenas um simples cidadão comum que se "descuidou", chamando assim a sua atenção...

Aqui a questão é bem mais grave do que pensas...

Banalizar publicamente o acto de "falar mal", ridicularizar alguém ou algo sem fundamento sobre quem quer que seja, não é correcto.

As TV's são o maior meio de comunicação do Mundo, e deve-se condenar tudo aquilo que nelas passem que fujam do "normalmente correcto"...

E agora em relação ao anúncio...

A questão não é serem Escuteiros ou não... aliás, neste anúncio também os Emigrantes dos Países de Leste são ridicularizados...

Tira de lá o Escuteiro, ou a Emigrante Loira com sotaque... e coloca lá um individuo com a Bandeira do teu Clube e diz-me o que pensas...

Tira de lá o Escuteiro, ou a Emigrante Loira com sotaque... e mete lá um Bombeiro, um Socorrista, ou um Palhaço e diz-me o que pensas...

Tira de lá o Escuteiro, ou a Emigrante Loira com sotaque... e mete lá um Cego, um Coxo, ou um Mudo e diz-me o que pensas...

Pessoalmente acho que está mal em qualquer dos casos... mas é apenas a minha opinião, claro está!

Sem bases ou fundamentos, ninguém tem o direito de ridicularizar/catalogar/rotular num espaço de dominio público o que quer que seja... Instituição, Individuo ou Grupo Minoritário, ou não...

Em relação a Escuteiros, e ao Escutismo...

O Homem tem tendência em ter medo do que desconheçe... logo se tem medo, tenta destruir o que não entende...
Sejam inteligentes, e se se dizem "open mind"... sejam-no verdadeiramente!

Maricas ou não... Coxo ou não... Mais Claro ou mais Escuro... isso não deveria ser importante...
Respeita os outros, para seres respeitado!

E Eu?
Eu sou Escuteiro à 22 anos... Tenho argumentos suficientes para convençer qualquer adulto ou não, de que de "Parvo", o Escuteiro tem muito pouco...
(sim, confesso que existe um ou outro no Movimento, mas em relação a esses não me quero debruçar!!)

Se o CNE não fosse maioritariamente "crianças", entre os 6 e os 22... e se fossem só adultos, de certeza que nem se quer se teriam dado ao trabalho...
Mas se o CNE avançou, não foi pelos adultos, foi pelas crianças!!

E se quiseres mesmo perceber do que eu estou a falar... diz!!
Não me importo de perder um tempinho para te explicar o que é isto do Escutismo!!

Aúúúúúúúúúúúúú...

DRC disse...

@ Lobo Cinza

De facto, o primeiro grupo atingido que me veio à cabeça foram os emigrantes de leste, como disse no tópico, só reparei no escuteiro depois de saber do protesto. De resto concordo com tudo o que disseste, e mesmo sem teres dito, percebi logo a diferença entre o CNE e a outra associação de escuteiros existente, que era algo que não tinha percebido do porquê de haver mais que uma associação.

Mas, neste tópico não quero criticar os escuteiros, mas sim a associação (acho que tenho algo contra as associações que se dizem defender os interesses de outros, pelo menos a maioria), e se é verdade o que disseste da diferença entre o anúncio e um sketch, isto teria terminado bem se ambas as partes (cne e media marki) tivessem ficado por onde ficaram - o cne apresentou protesto, falou com a media markt, que retirou o anuncio. Um pedido de indemnização pelos danos já causados teria sentido e lógica, até mesmo tu no teu blog felicitaste o exemplo de diálogo.

Agora a parte que não gosto das associações, o cne a seguir a este diálogo e entendimento entre ambas as partes, apresentou uma providência cautelar e não foi a pedir indemnização, ajuste de contas? Falta de confiança?

E se calhar podíamos continuar a discutir o assunto, e iria dar-te sempre razão na parte do escutismo e seus intervenientes, mas eu também iria continuar a "bater" na(s) associação(ões)

Moralles disse...

como se costuma dizer: "um grupo de miúdos vestidos á parvo, acompanhados por um parvo vestido de miúdo"

Ridículo, então e o facto de usarem um sotaque de leste e referência ao cirílico nos letrings da campanha? tb é xenófobo?

É ridículo a campanha ter sido retirada por esses motivos.

Lobo Cinza disse...

DRC:

Bem...
Existe uma pequena probabilidade de estar enganado, mas passo a explicar a situação...

O CNE e a AEP, não são a mesma Associação, e avançaram neste Processo individalmente...

O CNE iniciou então conversações com a Direcção da MEDIA MARKT...

Das reuniões, saiu uma Circular Informativa do CNE para todos os Associados a informar o resultado das reuniões.
A MEDIA MARKT comprometeu-se a suspender a Campanha Televisiva a partir do dia 7 de Fevereiro...

(Durante este processo a outra Associação - AEP, manteve-se à parte das conversações entre a MEDIA MARKET e o CNE)

Dizeste que o CNE avançou com uma Providência Cautelar, desconheço tal acção...
Segundo o que sei quem avançou com uma Providência Cautelar foi a AEP, também ela agindo individualmente...

Foram apenas 2 Associações de Escuteiros que agiram de modo diferente, uma da outra...

Se me perguntares quem agiu melhor...
Respondo-te que gostei muito da atitude do CNE.
Se me perguntares qual foi mais eficiente...
Digo-te que foi a AEP, porque levou logo a questão para tribunal... e sabes uma coisa?

A MEDIA MARKT Suspendeu a Campanha no dia 7 de Fevereiro, sim senhor, mas assim que chegou o fim-de-semana, voltou a passar na TV a dita Campanha... que, e segundo o Tribunal, não está em conformidade com a Legislação...
Só após a decisão do tribunal, é que efectivamente o MEDIA MARKET cumpriu o que propôs...

Visto isto, orgulho-me de ser do CNE, mas fico contente e dou os parabéns à AEP ter tomada as medidas necessárias para acabar com a Campanha na TV...

Foram bem mais efecientes que o CNE, mesmo estando totalmente de acordo com a maneira como o CNE tentou resolver a divergência...

Mas isto é o que eu sei...

Se fizeres questão, posso enviar-te os link's oficiais onde consta esta informação...

Também reparei em muita "contra-informação" nos vários Sites Informativos onde pesquisei... mas isso é normal quando os Jornalistas desconheçem totalmente do que falam...
A maioria meteu os "pés pelas mãos", e nem as 2 Associações distintas consegui encontrar na mesma noticia...

Para o "Povo" em geral... Escuteiro... é Escuteiro...
Quer tenha uniforme Azul... Castanho... ou Cinzento!!!
:))

Acho que percebi o que querias dizer... e acho que também consegui explicar efectivamente o que aconteçeu...
Repito... acho!!

Aúúúúúúúúúúúú...