16 de maio de 2008

6 ou 12?

Muito se tem falado de educação ultimamente, não venho falar das questões "sociais" ou de regulamentos. Venho falar por assim dizer da matéria que é dada nas aulas e da sua lógica, e vou fazê-lo com um pequeno desafio.

A questão seguinte apareceu-me há uns meses, é uma pergunta de matemática da 3ª classe, e supostamente nem deveria ser motivo de "discórdia".

- Num grupo de 4 pessoas, todas elas cumprimentam-se entre si. Quantos cumprimentos houve?

Ora sendo uma pergunta de matemática da 3ª classe, a lógica seria que cada pessoa cumprimenta 3 pessoas, sendo 4 no total a conta seria: 4 X 3 = 12

Mas se pedem para os pais, familiares ou outros para ajudar nos trabalhos de casa, os "adultos" já tem outra lógica, que a meu ver é: sujeito A cumprimenta 3 pessoas + sujeito B cumprimenta 2 pessoas (já foi cumprimentado pela A) + sujeito C cumprimenta 1 pessoa (já foi cumprimentado por A e B) + sujeito D cumprimenta 0 pessoas (já foi cumprimentado por todas as outras) = 6

Haverá duas lógicas para a mesma questão, ou é uma das lógicas (a de 6 cumprimentos) o resultado de uma "imposição" comportamental da Sociedade que transmite algo do tipo "1 cumprimento é ser-se socialmente correcto, dois ou mais é estar a abusar da outra pessoa (sobretudo se tratar-se de pessoas de géneros diferentes)?

Digam de vossa opinião, tanto para a vossa resposta ao exercício como à lógica!

4 comentários:

lélé disse...

Eu acho que houve 24 cumprimentos, porque parto do princípio que aquele que cumprimenta também é cumprimentado.

DRC disse...

Pois, por essa perspectiva /ou parecida) eu digo que são 12, se encararmos o acto de duas pessoas cumprimentarem-se como apenas 1, então a minha resposta são 6.

lélé disse...

Pois tens toda a razão, mas tive que recorrer ao papelinho, tipo adultos, tás a ver?... Acho que já estava a querer ser adulta demais... Mas se eles se cumprimentarem com dois beijinhos e cada beijinho representar um cumprimento... bah, errei nas contas, essa é que é essa...

Ana Maia disse...

Acabam por valer as duas lógicas. Pessoalmente, teria respondido também 12.