14 de janeiro de 2008

Acordo Ortográfico

Este ano está previsto a ratificação do acordo ortográfio (podem ter algumas ideias ou exemplos do que se trata no video nesta página), acordo o qual tem gerado alguma polémica, se absurda ou não, não o sei dizer.

Pessoalmente sou contra, e reconheço que sou contra em muita parte por hábito, não vou chegar ao ponto de dizer que é por comodidade, mas a actual língua portuguesa é algo que já está dentro de mim e não é uma norma ou lei que vai mudar a minha maneira de escrever, e se a nível oral não tenho problemas com "brasileirismos", a nível escrito é algo que quase não consigo ler e por azar é essa vertente que vai ser alterada.

A evolução de uma língua, normalmente segue o conceito de que primeiro vai surgindo oralmente um vocabulário não existente, e que mais tarde esse vocabulário será ratificado na versão escrita, veja-se por exemplo o "bué"! Este acordo mais parece um objecto comercial, de marketing para os estrangeiros, para lhes ser mais simples a escrita portuguesa, mas facilitar a aprendizagem de uma língua não significa necessáriamente evolução, se formos a ver, a própria língua portuguesa já adoptou muitos estrangerismos, uns ficam com o grafismo original (ex: briefing), outros sofreram adaptações (lobby -> lóbi). Agora, "obrigar-se" a optar por uma só versão da língua portuguesa? Penso que seria melhor simplesmente aceitar-se a versão portuguesa e brasileira da língua portuguesa, cada um que utilize a que quiser, como já acontece com algumas palavras (ex: loiça/louça), ninguém disse que na língua inglesa tem que se escolher entre "color" e "colour".

Para não estar a ser completamente mau para com este acordo, vou salientar um, e apenas um (o único que achei, se alguém achar que há mais diga) ponto positivo, elimina-se alguns acentos circunflexos que reconheço que já deram-me algumas dores de cabeça.

Mas se calhar, e à boa maneira portuguesa, o período que se segue de 10 anos de adaptação é apenas um "pro forma" para mais uns quantos anos. Como disse, da minha parte vou continuar com aquilo que aprendi, e não é ser casmurro, é já por si uma componente adquirida da minha formação, seja institucional ou pessoal.

Provavelmente o único problema que irei ter, serão documentos manuscritos com valor jurídico que se calhar deixam de o ter por estar "mal escrito", é esperar para ver, até lá... e para terminar com algum humor, é desesperar com outros exemplos como a "mini-saia" que passa a escrever-se "minissaia", quanto às outras pessoas não sei, mas no meu ponto de vista, tira-se o "prazer" da saia ser mini! :)

1 comentário:

lélé disse...

Estas modificações ao Acordo Ortográfico têm sido altamante "tortográficas". Coincidem com o país em que vivemos. Quando pensamos que estamos a fazer certo, vem um polícia dizer que, agora, a lei é outra... e lá vai multa!...
Como tu, acho que não vou alterar a maneira como escrevo... Acho que já dou erros que bastem!