5 de janeiro de 2008

O Ano do Rato

O ano agora acabado de entrar é o ano do rato ... na Rússia! Não é na China, nem no Japão, ou na Coreia (do Sul ou do Norte é à escolha), mas na Rússia! Pois é, é fácil esquecer-se que a Rússia também é um país asiático mas não é esse o tema do tópico, mas sim o Ano do Rato!

Os jornalistas que fizeram a reportagem sobre esta vertente acharam por bem ir a lojas de animais e perguntar se as pessoas iam comprar ratos, respostas normais de que sim, ou que estavam só a ver. Depois foram ter com a gerente da loja, perguntaram sobre o número de vendas, que naturalmente subiram e no que iria acontecer no final do ano. Na resposta estava incluida uma frase que não deixou de surpreender-me - "Não acredito que as pessoas depois abandonem os ratos!"

Mas... mas já chegámos ao cúmulo de agora também abandonar-se ratos de estimação? Já não chegava os gatos, os cães e quem sabe outros mais animais, e agora até aqueles que quase não ocupam espaço e practicamente não precisam de cuidados também o são?

E que raio de desculpa dão no final? Compraram os ratos para ter boa sorte e com a passagem do ano se não se desfizerem deles acaba a sorte? Ou a seguir é o ano do gato, e ficam com "pena" dos ratos e deixam-nos sair para não serem comidos pelo gato?

Já o disse anteriormente, não sou religioso mas respeito quem seja (pelo menos a maioria, pessoas ou religiões), e de repente nos dias de hoje o único animal sagrado que me lembre é a vaca na Índia, as restantes culturas/religiões embora ainda utilizem ou considerem os animais como simbologia, hoje em dia é algo quase obsoleto tal está o mundo virado para a tecnologia. Se não o é já, deve estar quase a tornar-se um absurdo comprar animais devido a ser o ano de qualquer animal, ainda mais estúpido quando o é feito por medo/superstição do que por crença propriamente dito.

Obviamente que este tópico não é para diminuir o que se passa em Portugal e noutros países ocidentais, é simplesmente para mostrar outra faceta da "festa de ano novo" nas diversas culturas, talvez já se fique a pensar duas vezes antes de se dizer/pensar "ah que bonito, naquele país celebra-se o ano do rato (ou outro animal)!"

Por estes lados já li que se diz que é o ano do Touro, estes não parece que sejam abandonados, mas não parece igualmente que vão ter melhor sorte...

Para terminar, e não querendo ridicularizar o tema, fica a pergunta: como é que se abandona o(s) rato(s)? Deixa-se a porta da gaiola aberta e diz-se "olha, fugiu!"?

4 comentários:

Ana Maia disse...

Só festejo o ano do Touro se acabarem as touradas.

lélé disse...

A bem dizer, para um rato fugir nem precisa que se lhe abra a porta da gaiola! Eles enfiam-se por cada buraquinho!...

Anónimo disse...

A mim só me ocorre esta ideia: como é possível acreditar que m rato dá sorte?!

Pandora disse...

Olha, sinceramente não sei... Mas o meu, fugiu sozinho e... afogou-se na tigela da agua do meu cão!!! Não, não te rias, eu ate gostava do bichinho, tá?